31.3.17

Off Sight - Casa da Guarda Florestal

Este mês, por incompatibilidade de agenda, e como muita pena minha, não tive a companhia da Marta para fotografarmos juntas de novo para o projecto Off Sight. Como ia fotografar sózinha decidi então ir até uma das muitas casas da Guarda Florestal (ou Casas das Matas, como são conhecidas por aqui), situadas no Pinhal de Leiria.


Sempre tive um enorme fascinio por estas casas e uma paixão assolapada pela sua arquitetura, magia e carisma desde que me dou por gente, e até já disse, por diversas vezes, que gostaria muito de ter uma só para mim mas infelizmente isso não é possível pois elas não estão disponiveis para compra nem para arrendamento... Dá pena ver que a maioria destas casas estão ao abandono há já muitos anos e, algumas, num avançado estado de degradação; muito provavelmente vão acabar por caír sem que ninguém se preocupe muito com isso. É triste ver estes espaços "públicos" desaparecerem assim, principalmente quando fazem parte da história do nosso país (no caso destas casas em particular do concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria). Quanto a mim, eu ainda tenho uma réstiazinha de esperança que um dia o Estado vai leiloá-las e eu vou conseguir ficar com uma para mim. Afinal, a esperança é a última a morrer!


Depois de alguma pesquisa, descobri que as diversas casas têm nome (não fazia ideia!); eu fui fotografar a Casa da Cabeça Louçã, situada no Talhão 90, mesmo ao lado da Base Aérea de Monte Real. Assim que chego ao local a minha imaginação começa logo a fervilhar e sonha como seria muito agradavél poder restaurar aquela casa e morar ali (é inevitavél!).


Além da casa principal ainda existem alguns anexos nas traseiras, como currais, capoeiras, casa do forno e arrecadação. Dá para ter ainda uma ideia que terá existido uma grande horta e até mesmo uma pequena vinha! No interior já não existe nada para além de lixo e muita vandalização... É uma pena, não é? Também conseguem ver o mega potencial que esta (estas) casas têm???










Se gostaram do local e quiserem saber mais podem ver mais Casas da Guarda Florestal no Pinhal de Leira aqui.
Quero agradecer à Mafalda por nos ter enriquecido o projecto com o logotipo que podem ver aqui ao lado. Obrigada Mafalda!
Ah, e já sabem, não se esqueçam de espreitar as fotos das outras meninas:


33 comentários:

  1. Estas casas são tão bonitas! Tens toda a razão, é uma pena tantas delas estarem ao abandono. Partilho do mesmo "sonho" que tu, mas no meu caso é uma em específico no Gerês - que felizmente não está tão degradada :)

    Aquela fotografia da janela está tão bonita! Deixa-nos com vontade de ver o que está para lá do vidro!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas destas casas (muito poucas) ainda estão habitadas ou foram cedidas (emprestadas, digamos) a Associações. Mas a maioria está neste estado de abandono. E acredita que esta nem é das que está em pior estado. Um pena mesmo. :(
      Obrigada pelas tuas palavras.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá Bela, adorei as fotos principalmente a 2ª e a 1ª do vidro partido. Estou a adorar este vosso projeto, muito bom. Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra. Sinto-me muito lisonjeada por gostares dessas fotos.:)
      beijinho

      Eliminar
  3. Olá Bela, as fotos estão lindas. Sigo no instagram várias contas cujo tema são casas ou locais abandonados. Por vezes com todo o mobiliário ainda no local. São fotos fascinantes, com muita história, uma certa poesia e muita tristeza. Tocantes , mesmo. Há por todo este mundão de Deus, tantos lugares que por esta ou aquela razão passaram do apogeu à derrocada, mas que guardam ainda muita beleza. Beijinho, bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Val!
      Ainda não consegui fotografar nenhuma com mobiliário dentro. Estas, infelizmente, não têm nada a não ser lixo! Pena que muitas casas (LINDAS E CHEIAS DE HISTÓRIA) acabem assim...
      Beijinho grande

      Eliminar
  4. Um dia ainda é tua! Belas fotos. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aiiiiiiii vou já fazer figas! ;)
      Beijinho

      Eliminar
  5. Que lindas fotos minha querida, parabéns.
    Um dia has de ter a tua casinha.e vai ser linda de morrer. Estás casas têm tudo a ver contigo. Já te imagino com milhares de ideias para o seu restauro.
    Beijinho my love💗

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Imaginas, não imaginas??? Tb eu! eheheheheheheheh
      Beijinho grande coração

      Eliminar
  6. Mais um desfile de lindas fotos, as minhas preferidas são a da janela, e a do vidro partido, essa está magnífica.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      Obrigada! Espero continuar a trazer fotos bonitas. :)
      Beijinho

      Eliminar
  7. As fotos estão lindas!
    Também acho uma pena, são como dizes casas lindas num sítio lindo que deviam fazer mais por elas. Tens razão, a esperança é a última a morrer, também acho que terão dias mais felizes e que serão ocupadas.
    Um beijinho querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ahhhh vamos fazer figas, muitas figas????? Sim?? Era tão bom! :)
      Obrigada Joana!
      Beijinho grande

      Eliminar
  8. Mas que bonitas fotos Bela :) A história é triste, porque essa casa é linda realmente :) Também fico triste quando vejo casas abandonadas!
    O teu trabalho está magnífico :)
    Parabéns :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo triste ver o fim destas lindas casas. Não dá para entender porque o Estado não lhes consegue dar outro fim. :(
      Obrigada por gostares das minhas fotos e acompanhares o meu trabalho!
      beijinho grande

      Eliminar
  9. Como assim estão abandonadas?? Espero mesmo que um dia as casas da mata estejam à venda e que consigas comprar uma, depois convidas as partners do off sight para um chá ;)

    Gostei muito do ar sobrio e tradicional das fotos, a do vidro partido é a minha preferida, só de olhar dá medo!

    Ainda bem que entraste neste projecto, só o vens enriquecer ainda mais =)

    ~*Viver a Viajar*~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão mesmo abandonadas e vandalizadas Marta.Dá uma pena vê-las neste estado... São tantas e tão lindas! Um dia vamos todas tomar lá um chá. :)
      Só tenho é que te agradecer por me teres desafiado a participar neste projecto maravilhoso. :)
      Beijinho grande.

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. Muito obrigada! Posso dizer o mesmo destas :)

    ResponderEliminar
  12. Gosto muito das tuas fotos. Parecem tão simples, mas ao mesmo tempo cheias de detalhes! E sim, também vejo o potencial dessa casa. Aquele páteo está mesmo a pedir uma pintura, uma ou outra flor e uma cadeira de baloiço!:D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse "páteo" é a entrada principal da casa! Adoroooooooooooooooo! É mesmo muito fácil imaginar algumas coisas lá sim. :)
      Beijinho

      Eliminar
  13. Dá-me tanta pena que as casas dos guardas florestais estejam assim abandonadas, um pouco por todo o país. Quase todas elas estão em sítios magníficos e essa aí não é excepção. Mais valia venderem e darem-lhes uma nova vida. Aposto que haveriam imensos interessados. Adoro todo o verde nas tuas fotos! E gosto especialmente da fotografia das escadas e a que mostra o detalhe do vidro na janela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, dá mesmo pena. :( Eu tb acho que seria melhor venderem do que estarem ali assim, à espera que chegue o dia delas. Concordo contigo que iriam aparecer muitos interessados!
      Obrigada pelas tuas palavras Catarina.
      Beijinho

      Eliminar
  14. Bela, adoro a edição que fizeste! Nem sei dizer qual é ou quais são as minhas fotografias preferidas. Gostei muito da tua participação este mês. A terceira fotografia, a da casa, está incrível! Nem parece abandonada. Gosto mesmo mesmo da fotografia seguinte, do degrau, é como se nos estivesses a convidar a entrar contigo. A 7 e 8 imagens estão soberbas, sobretudo a da janela, que está com umas cores lindíssimas! Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OOOohh obrigada Raquel! Tão bom ler as tuas palavras. :)
      beijinho grande

      Eliminar
  15. É super interessante ver estas casas não é?
    Eu gostei muito do ar que deste a estas fotos! As minhas favoritas são a 4ª e a 9ª foto! :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Que fotografias tão bonitas e misteriosas :) gostei muito!
    Já eu tenho um fascínio desmedido por casas de farol... <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sara!
      Cada um de nós tem um desses fascínios cá dentro. E ainda bem que não gostamos todos do mesmo. :)
      Beijinho e obrigada

      Eliminar
  17. ... e por aqui há trabalhos tão lindos!
    Quanto as casa é uma uma pena o abandono ...
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelas palavras!
      É realmente uma pena estas casas estarem assim... :(
      Beijinho

      Eliminar