20.4.17

DIY - Albúm


 Andava há já algum tempo para publicar este tutorial a explicar com podem criar um albúm de raíz, com muito pouco material, mas ainda não tinha tido oportunidade de fotografar todo o processo de "construção" do mesmo. Comecei a fazer estes albúns para as sessões de despedidas de solteira que costumamos fazer na Idioteca - Oficina de Ideias e a aceitação foi muito boa! Depois da sessão escolhemos as melhores fotos, faço o albúm, colocamos nele as melhores fotos para depois ser oferecido pelas amigas à noiva (normalmente no dia do casamento). Este foi um pedido especial de uma cliente para as fotos de uma princesa pequenina. Mas este albúm pode ser aproveitado para outras coisas; podem construir um caderno de notas, um diário, uma agenda ou o tal albúm para guardar fotografias. A vossa imaginação é o limite!
Para este trabalho precisamos apenas de:
  • cartão (usei um com cerca de 3mm)
  • papel cavalinho tamanho A3 (ou A4 se quiserem fazer um albúm tamanho A5)
  • papel ou tecido para forrar 
  • cola branca
  • fita ou cordão 
  • pincel e x-ato
  • MÚSICA!!! (a mim ajuda-me a concentrar e a deixar a imaginação fluir)
Começamos por cortar o cartão do tamanho desejado. São necessárias duas partes rectangulares iguais para a capa e contra-capa e uma parte mais estreita para a lombada. Não vos vou dar medidas porque podem querer maior ou mais pequeno... Pensem primeiro no tamanho que pretendem e depois meçam e cortem!



Depois começamos a colocar a cola no cartão e espalhamos bem. Este passo tem de ser mais ou menos rápido senão a cola começa a secar e torna-se dificil conseguir colar todo o papel por igual. Logo logo de seguida pegamos no papel para forrar (ou tecido) e com cuidado vamos pressioná-lo para ficar bem colado.


Repetimos com as outras duas partes do cartão.


Seguidamente, dobramos o papel para dentro (a toda a volta do cartão) e vincamos bem. Cortamos os cantos e colamos.


Podemos deixar secar um pouco (ou até mesmo deixar para mais tarde ou quem sabe outro dia, se não tiverem tempo) para depois colarmos o papel na parte de dentro. Cortem o papel à medida deixando apenas uns milimetros como podem ver na foto acima. Deixem secar bem.
A parte de fora do albúm já está pronta! Até aqui foi muito fácil, não foi? E daqui para a frente também vai ser.


Agora vamos cortar o papel cavalinho para fazer o miolo do albúm. Se escolheram fazer um albúm tamanho A5, basta pegarem nas folhas de papel cavalinho tamanho A4 e dobrá-las ao meio. No meu caso foi necessário cortar folhas A3 para ficarem com o tamanho pretendido. 


Depois foi só dobrar as folhas ao meio e colocá-las em cima da capa, tudo devidamente alinhado com a capa do albúm.



Abrimos na página do meio e passamos o cordão ou a fita escolhido. Apertamos bem e damos um nó já na parte exterior do albúm. Eu optei por dar duas voltas com o cordão e só depois atei bem.


E pronto, está feito! Facílimo, não é?




Não se esqueçam; a vossa imaginação é o limite! Podem usar carimbos, cortadores, furadores, fitas e fitinhas. Sejam criativos e deixem a imaginação fluir ao som da boa música que escolheram. :)

27 comentários:

  1. De facto, parece ser muito simples e o resultado é muito bom e bastante funcional. Excelente diy ;) aaaahhh sem dúvida alguma, um bom som inspira-nos ainda mais!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! É um projecto que dá para adaptar de mil e uma maneiras e super simples. Eu gosto muito de andar por casa a ouvir música, de preferência quando estou sózinha.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Tão bonito Bela :)
    Que máximo :)
    Obrigada pela partilha ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! É um miminho rápido de fazer e que podemos oferecer à familia e amigos. E dá para personalizar como quisermos! :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Que bonito, Bela! Ficou mesmo delicado, que maravilha!

    Jiji

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! É delicado como a princesa pequenina que o vai receber. :)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Uma ideia tão simples mas com um resultado incrível :) Parabéns e obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :)
      É verdade! Às vezes as coisas mais simples surpreendem-nos com o seu incrivel potencial.
      Obrigada pelas palavras e beijinho

      Eliminar
  5. Bela ... obrigada pela visita!
    Uma técnica que admiro e não domino!!!
    Belo projeto!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu tb não domino esta técnica! Aliás, até acho que não tenho técnica nenhuma. eheheheheh Faço como acho que fica bem... Provavelmente até existem outras maneiras de fazer a mesma coisa... Mas como não aprendi em lado nenhum faço como aco que deve de ser. E tem-me saído bem. :)
      Beijinho

      Eliminar
  6. Que bonito que ficou, a música era boa:)
    Parabéns minha pipoca, só fazes coisas bonitas!
    Vou ter de fazer uma coisa semelhante, vou querer a ajuda das tuas mãos de fada!
    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já sabes que a música é sempre boa, xuxuca!!! :)
      Quando precisares dos meus préstimos diz-me sim? Terei todo o prazer em ajudar.
      Beijinho

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Obrigada pela tua visita e pelas tuas palavras Joana.
      Beijinho

      Eliminar
  8. Minha querida,
    adorei :)
    Sabes que eu imprimo as fotos e colo-as em álbuns!
    Adoro fazer álbuns e compro-os sempre!
    Aqui está uma óptima ideia para pôr em prática no próximo!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E assim pelo menos consegues personalizá-lo totalmente e ao teu gosto. :)
      Depois mostra o resultado!
      beijinho grande

      Eliminar
  9. Uma boa ideia, resulta muito bem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá Bela!
    Gostei da tua partilha, por acaso nunca fiz este modelo, mas é bem mais rápido e fácil do que os que tenho feito.
    Podes passar pelo meu cantinho e ver, adoro fazer, mas levo algum tempinho a mais.
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Olá Dina
    Belo Dyi e o melhor é que cada um poderá personalizar à sua maneira.
    Lembro me de fazer um parecido quando andava no 5ano.Já foi há mt tempo , nem me lembrava
    Boa partilha
    Boa semana
    Bjs
    Lulu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lulu!
      Tb me lembro de fazer um albúm no 5º ou 6º ano, mas era mais elaborado que este. Este é um albúm mesmo muito básico que dá para adaptar a mil e uma situações. :)
      Beijinho

      Eliminar
  13. Eu gosto muito destas coisas de DIY! É simples e muito harmonioso!

    ResponderEliminar
  14. Um DIY fantástico, sobretudo pela facilidade... Vou levar comigo a sugestão:)
    Manuela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Manuela!
      Faça um e mostre-me o resultado. Sim?
      Beijinho

      Eliminar