31.3.17

Off Sight - Casa da Guarda Florestal

Este mês, por incompatibilidade de agenda, e como muita pena minha, não tive a companhia da Marta para fotografarmos juntas de novo para o projecto Off Sight. Como ia fotografar sózinha decidi então ir até uma das muitas casas da Guarda Florestal (ou Casas das Matas, como são conhecidas por aqui), situadas no Pinhal de Leiria.


Sempre tive um enorme fascinio por estas casas e uma paixão assolapada pela sua arquitetura, magia e carisma desde que me dou por gente, e até já disse, por diversas vezes, que gostaria muito de ter uma só para mim mas infelizmente isso não é possível pois elas não estão disponiveis para compra nem para arrendamento... Dá pena ver que a maioria destas casas estão ao abandono há já muitos anos e, algumas, num avançado estado de degradação; muito provavelmente vão acabar por caír sem que ninguém se preocupe muito com isso. É triste ver estes espaços "públicos" desaparecerem assim, principalmente quando fazem parte da história do nosso país (no caso destas casas em particular do concelho da Marinha Grande, distrito de Leiria). Quanto a mim, eu ainda tenho uma réstiazinha de esperança que um dia o Estado vai leiloá-las e eu vou conseguir ficar com uma para mim. Afinal, a esperança é a última a morrer!


Depois de alguma pesquisa, descobri que as diversas casas têm nome (não fazia ideia!); eu fui fotografar a Casa da Cabeça Louçã, situada no Talhão 90, mesmo ao lado da Base Aérea de Monte Real. Assim que chego ao local a minha imaginação começa logo a fervilhar e sonha como seria muito agradavél poder restaurar aquela casa e morar ali (é inevitavél!).


Além da casa principal ainda existem alguns anexos nas traseiras, como currais, capoeiras, casa do forno e arrecadação. Dá para ter ainda uma ideia que terá existido uma grande horta e até mesmo uma pequena vinha! No interior já não existe nada para além de lixo e muita vandalização... É uma pena, não é? Também conseguem ver o mega potencial que esta (estas) casas têm???










Se gostaram do local e quiserem saber mais podem ver mais Casas da Guarda Florestal no Pinhal de Leira aqui.
Quero agradecer à Mafalda por nos ter enriquecido o projecto com o logotipo que podem ver aqui ao lado. Obrigada Mafalda!
Ah, e já sabem, não se esqueçam de espreitar as fotos das outras meninas: